domingo, 28 de outubro de 2007

Dicionário - Espera

"ESPERA. Tumulto de angústia suscitado pela espera do ser amado, no decorrer de mínimos atrasos (encontros, telefonemas, cartas, voltas).

1.Espero uma chegada, uma volta, um sinal prometido. Pode ser fútil ou imensamente patético: em Erwartung (Espera), uma mulher espera seu amante, de noite, na floresta; quanto a mim, só espero um telefonema, mas é a mesma angústia. Tudo é solene: não tenho noção das proporções.

...

(A angústia de espera não é sempre violenta; tem seus momentos de calma; espero, e tudo que está em volta da minha espera é atingido de irrealidade: nesse café, observo os outros que entram, batem papo, se divertem, lêem tranqüilamente: esses não esperam).

...

6. Um mandarim estava apaixonado por uma cortesã. 'Serei sua, disse ela, quando tiver passado cem noites a me esperar sentado num banquinho, no meu jardim, embaixo da minha janela.' Mas, na nonagésima nona noite, o mandarim se levantou, pôs o banquinho embaixo do braço e se foi."

Fragmentos de um discurso amoroso - Roland Barthes

Nenhum comentário: